Objetivo principal
O INCT NEXUS tem como objetivo examinar a conexão entre perturbações antrópicas e novas trajetórias de regeneração florestal em diferentes contextos de uso da terra na Amazônia e identificar/desenvolver instrumentos de mitigação da degradação florestal via restauração biocultural. Esse processo deve suportar trajetórias alternativas capazes de garantir a capacidade das florestas para entregar serviços de relevância local e global.
Também são objetivos do NEXUS:
- Avaliar a capacidade da floresta madura de fornecer serviços ecossistêmicos de relevância local, regional e global, e descrever a regeneração e as trajetórias florestais em diferentes cenários de uso da terra, incluindo agricultura, pecuária, extração seletiva de madeira e produtos florestais não-madeireiros.
- Reunir e sintetizar formas tradicionais de uso da floresta e integrá-las nas estratégias de restauração biocultural, com foco na segurança alimentar e na reprodução social de culturas tradicionais. Desenvolver e testar modelos de restauração biocultural para florestas degradadas pelo fogo.
- Formar um núcleo estratégico de longo prazo sobre o uso da terra e desenvolvimento sustentável na Amazônia, integrando PPGs e grupos de pesquisa locais e internacionais.
- Compartilhar informações com a sociedade através da Escola Amazônia Conectada, capacitando jornalistas, educadores, comunitários e trabalhadores em práticas sustentáveis, e apoiar políticas públicas para o uso sustentável da floresta e desenvolvimento da região Amazônica.
- Inovar em projetos de restauração de florestas degradadas, aprimorar o monitoramento de florestas em regeneração e consolidar parcerias com gestores ambientais e comunidades agroextrativistas, produzindo informações relevantes para o debate global sobre sustentabilidade.

Principais Metas:
O INCT NEXUS tem um conjunto de 26 metas estabelecidas para os próximos cinco anos, que estão diretamente ligadas aos seus objetivos específicos. Algumas das nossas metas incluem:
-
Avaliar a perda de serviços ecossistêmicos em escala regional à medida que novas trajetórias de regeneração florestal se consolidam.
-
Testar e propor modelos de restauração biocultural que integrem as práticas tradicionais e atendam às necessidades socioecológicas de populações tradicionais.
-
Estabelecer um núcleo estratégico para a pesquisa e desenvolvimento sustentável da Amazônia e florestas tropicais, promovendo a colaboração entre instituições de pesquisa e parceiros internacionais.
-
Criar e operacionalizar a Escola Amazônia Conectada para capacitar diversos públicos em práticas sustentáveis e disseminar conhecimentos sobre o uso da floresta.
-
Produzir tecnologias e informações sobre restauração biocultural e fortalecer a base de pesquisa, apoiando projetos e monitoramento de florestas em regeneração, e posicionar a Amazônia no debate global sobre sustentabilidade.