Pesquisadores dos projetos INCT NEXUS, Centro Capoeira e Regenera realizaram expedição à Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns

Nos dias 15 a 20 de dezembro de 2025, com objetivos científicos e de integração com as comunidades locais, pesquisadores dos projetos INCT NEXUS, Centro Capoeira e Regenera realizaram expedição à Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns.

Por Ima Vieira/Imagem: Divulgação

Expedição à RESEX Tapajós-Arapiuns. Nos dias 15 a 20 de dezembro de 2025, com objetivos científicos e de integração com as comunidades locais, pesquisadores dos projetos INCT NEXUS, Centro Capoeira e Regenera realizaram expedição à Reserva Extrativista (RESEX) Tapajós-Arapiuns.

A visita teve como foco principal três atividades: a realização de oficina sobre espécies bioculturais, devolutivas de pesquisas às comunidades e visitas aos observatórios de restauração florestal implementados na região.

A expedição contou com a participação de pesquisadores de importantes instituições de pesquisa do país, incluindo o Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de estudantes envolvidos nos projetos.

Esta iniciativa integrada fortalece a colaboração entre academia e comunidades tradicionais, promovendo a troca de conhecimentos e o monitoramento participativo de ações de conservação e restauração florestal na Amazônia.

Compartilhe:

Artigos Relacionados